O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
18 ago 2011 - por Admin

Poderes de MS são alvo de acompanhamento desde 2010

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


"CampoInformações públicas

Portais de transparência de Mato Grosso do Sul apresentam problemas como dados desatualizados, apresentados de maneira confusa e até falta de informações cuja divulgação é prevista na Lei Complementar 131/2009, chamada Lei da Transparência.

►Íntegra da reportagem publicada em 18.ago.2011 em O Estado MS

Responsável pelo acompanhamento sobre a obediência dos poderes de Mato Grosso do Sul à Lei da Transparência desde sua entrada em vigor, em 2010, o MPE informou, via assessoria, que não há novidades acerca de procedimentos abertos para verificar se a legislação é cumprida.

As apurações foram instauradas por conta de deficiências dos portais da transparência dos poderes ou mesmo da falta de informações que deveriam ser divulgadas sobre a movimentação financeira dos órgãos. Porém, nenhuma punição pelas irregularidades foi divulgada pelo MPE.

O procurador Mauri Riciotti, que acompanha o cumprimento da legislação, informou que o descumprimento à Lei da Transparência pode ser qualificado como ato de improbidade administrativa. Promotores incumbidos de realizar a verificação já se reuniram com integrantes dos poderes para apontar problemas nos portais.A lei exige o detalhamento de receitas e despesas, incluindo pagamentos a prestadores de serviços.

Conforme o MPE, cada caso de descumprimento é investigado individualmente. Não foram divulgadas informações sobre o andamento dessas apurações.

Portais em MS deixam de atender exigências da legislação
Dentre os problemas identificados no portal da transparência da Assembleia, estáa falta de informações sobre as receitas destinadas à Casa, ao mesmo tempo em que o site apresenta apenas relatórios simplificados sobre a verba indenizatória dos deputados- sem a divulgação de notas fiscais sobre os serviços contratados com os recursos.

O problema também foi identificado no portal da Câmara da Capital. Já o site criado pela prefeitura de Campo Grande mantém informações desatualizadas- as despesas mais recentes datam de abril, e as licitações homologadas, de maio.

No portal do MPE, as informações sobre a execução orçamentária são postadas de forma confusa, sem uma ordem cronológica. E o TCE, por sua vez, não detalha os pagamentos mensais às empresas contratadas.

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.