O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
13 maio 2016 - por Admin

Quatro anos depois da Lei de Acesso, Justiça estadual continua opaca

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Às vésperas do aniversário de quatro anos da Lei de Acesso a Informações Públicas (LAI), levantamento da ONG Artigo 19 mostra que nenhum Tribunal de Justiça cumpre todos as exigências da regra. Paula Martins, coordenadora da pesquisa, considera o resultado "preocupante, pois em último caso é o Judiciário que decidirá casos de desobediência à Lei e de negativas de acesso a informações".

O relatório foi apresentado na manhã da última quinta-feira (12.mai.2016) em São Paulo, durante seminário realizado por Abraji, Artigo 19, Conectas e Transparência Brasil. André Augusto Salvador Bezerra, presidente do Conselho Executivo da Associação Juízes para a Democracia (AJD), também participou do debate.

A Artigo 19 testou a transparência ativa (divulgação de informações por iniciativa própria) e a transparência passiva (resposta a pedidos de informação) dos Tribunais de Justiça dos 26 estados e do Distrito Federal. Foram avaliados o acesso a dados relativos à atividade jurídica (julgamentos, jurisprudência, processos) e a atividades administrativas (remuneração, quem é quem, formas de contato etc.).

Nenhum dos TJs divulga ativamente todas as informações exigidas pela Lei de Acesso, como estrutura organizacional, dados orçamentários, programas e projetos, relatórios de atividades. Ainda assim, Paula Martins destacou o Tribunal do Sergipe como o mais bem avaliado no quesito transparência ativa. Os piores foram Piauí e Rondônia.

Na transparência passiva, a taxa de resposta a pedidos de informação nos Tribunais é baixa, segundo o levantamento: 56,8% dos 81 pedidos feitos pela Artigo 19 não foram respondidos. O tempo médio para fornecer as informações solicitadas, como o orçamento destinado ao cumprimento da LAI e a lista de documentos classificados como sigilosos, foi de 26 dias. O prazo máximo permitido pela Lei de Acesso é de 30 dias.

Paula destacou ainda os problemas na transparência sobre a atividade judicial dos Tribunais. Segundo Paula, o Judiciário trata a divulgação de informações sobre processos, audiências e jurisprudência como algo que diz respeito só às partes e aos advogados, não a todos os cidadãos. "Assim, dificulta o acesso de cidadãos à própria Justiça", considera.

O presidente do Conselho Executivo da AJD reforçou a importância de melhorias no cumprimento da LAI pela Justiça: "a transparência sobre os atos do Judiciário é o que garante sua independência e seu controle social", disse André Augusto Salvador Bezerra.

A íntegra do relatório da Artigo 19 está disponível para download

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.