O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
22 nov 2015 - por Admin

Médicos querem desativar aplicativo curitibano sobre cesáreas

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Dirigentes da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Paraná (Sogipa) querem retirar da internet um aplicativo que, além de inédito, vem sendo comemorado como um aliado das gestantes. A ofensiva é contra o Nascer Bem, criado pelo Núcleo de Jornalismo de Dados da Universidade Positivo. A ferramenta disponibiliza online, para celulares, tablets e computadores dados sobre o perfil profissional dos obstetras que atendem em Curitiba, com base em documentos levantados pelo grupo orientado pela jornalista Rosiane Correia de Freitas. Os médicos ligados à associação contestam os números.

As informações foram publicadas na internet em 18 de outubro. Ao informar o nome do médico, o usuário tem acesso ao número de partos realizados nos anos de 2014, em planos particulares, e 2013, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em uma lista organizada por índice de cesárea ou parto normal.

O presidente da Sogipa, Almir Urbanetz, alega que os dados contidos no site não são fiéis à realidade e podem representar riscos às gestantes. “O critério científico que ela (a jornalista) apresentou tem validade zero”, critica.

[Leia a reportagem completa no Paraná Portal]
Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.