O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
15 maio 2015 - por Admin

"Prêmio Cadeado de Chumbo" escolhe piores respostas da Lei de Acesso à Informação

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Fonte: EBC (15.mai.2015) | Autor: Leandro Melito

A Lei de Acesso à Informação (LAI) completa três anos de implementação neste sábado (16). A lei regulamenta o direito à informação pública previsto no artigo 216 da Constituição Federal, estabelecendo normas e procedimentos para os orgãos públicos responderem aos pedidos dos cidadãos. Por meio da regra, o governo federal recebeu durante esse período mais de 270 mil solicitações, segundo um balanço divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Dos pedidos que não foram atendidos, as principais justificativas dadas pelas autoridades estão relacionadas a dados pessoais, informações sigilosas e incompreensão dos pedidos. Para chamar a atenção sobre respostas de orgãos públicos consideradas inconsistentes, a Rede pela Transparência e Participação Social (RETPS), composta por diferentes organizações que atuam pela transparência dos orgãos públicos, lança na próxima segunda-feira o "Prêmio Cadeado de Chumbo".

[Leia a reportagem na íntegra na EBC]

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.