O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
14 maio 2015 - por Admin

ONG aponta falta de transparência na divulgação de documentos classificados do governo

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Fonte: O Globo (14.mai.2015) | Autor: Francisco Leali

Relatório divulgado nesta quinta-feira pela ONG Artigo 19, que monitora assuntos relacionados à liberdade de imprensa, confirma que há pouca transparência na divulgação de dados sobre documentos classificados e desclassificados pelo governo. O estudo indicou que os órgãos públicos não oferecem informações claras que possam facilitar acesso e consulta aos cidadãos sobre os arquivos que estão com algum grau de sigilo ou que já foram desclassificados. Série de reportagens publicada pelo GLOBO a partir do último domingo revelou que, apesar de o governo ter desclassificado mais de 230 mil documentos, boa parte deles não pode ser consultada. O comando do Exército, que detém cerca de 160 mil desses documentos não autoriza a consulta.

A Artigo 19 apontou que, ao divulgar em seus sites listas com números sem referência a tema ou autoridade que classificou os documentos sigilosos, os órgãos públicos federais deixam de contribuir para a transparência.

[Leia a reportagem completa em O Globo]

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.