O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
29 out 2012 - por Admin

Tribunal espanhol determina que ONG pague custas de processo contra ministério por negativa de informação

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


"TribunalParece que até o direito de acesso a informações públicas está em crise na Espanha. O Tribunal Supremo do país (equivalente ao Supremo Tribunal Federal do Brasil) determinou que a ONG Access Info pague ao governo espanhol 3 mil euros em custas legais, por perguntar quais medidas estão sendo tomadas para combater a corrupção. A corte entendeu que a organização não fez uma solicitação de informações, e sim um pedido de explicações ao governo.

O processo teve início em 2007, quando a Access Info pediu ao Ministério da Justiça da Espanha acesso ao formulário de auto-avaliação que o país deve entregar a cada dois anos à Organização das Nações Unidas (ONU) em cumprimento à Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção. O documento detalha a implementação das ações determinadas na Convenção e, de acordo com a Access Info, é público em outros países signatários, como Reino Unido, Argentina, Chile e Colômbia.

A Access Info recorreu à Justiça ante o silêncio do ministério, mas o Tribunal Supremo considerou que não houve violação do direito de acesso a informações públicas e determinou à ONG o pagamento das custas do processo. Para Helen Darbishire, diretora-executiva da Access Info, "é uma situação bastante surpeendente, especialmente para um país que diz à comunidade internacional que está fazendo esforços para melhorar a transparência".

Em março deste ano, o governo espanhol anunciou que o país teria uma Lei de Acesso a Informações Públicas em abril. O texto, no entanto, não foi aprovado pelo Legislativo nem sancionado. A Espanha é o único país europeu com mais de um milhão de habitantes que ainda não tem uma legislação específica para garantir o direito de acesso a informações públicas.

 

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.