O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
3 set 2012 - por Admin

Mais de 70% do Judiciário já divulga salários dos servidores, diz CNJ

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


Fonte: Valor Economico (3.set.2012) | Autora: Marta Watanabe

"ElianaA ministra Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), declarou que mais de 70% do Judiciário já divulgou os salários dos seus servidores.

“É algo que está se concretizando e que muda uma história de 200 anos”, disse ela. Há, lembra, alguns tribunais que mostram alguma resistência em locais como o Estado do Rio de Janeiro e o Distrito Federal. A divulgação dos salários do Judiciário foi determinada pelo Conselho após a entrada em vigor da nova lei de acesso à informação.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que o governo já investiga um caso baseado no decreto que regulamentou a verificação de sinais exteriores de riqueza dos servidores públicos estaduais.

Segundo ele, o decreto inverteu o ônus da prova ao determinar que o servidor comprove a origem de recursos para ostentar sinais de riqueza. Antes, era o poder público que deveria comprovar o enriquecimento ilícito. O governador também ressaltou a adoção de vários mecanismos para garantir maior transparência e controle dos procedimentos do governo estadual, como o Portal da Transparência.

As declarações foram feitas esta manhã em encontro sobre acesso à informação promovido pelo governo estadual no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.