O FÓRUM
QUEM SOMOS
MEMBROS
FAÇA PARTE
SOBRE A LAI
O QUE É
COMO FAZER UM PEDIDO
PESQUISAS ACADÊMICAS
FIQUE POR DENTRO
NOTÍCIAS
PUBLICAÇÕES
EVENTOS
TORNE-SE MEMBRO
IMPRENSA
FALE CONOSCO
18 jan 2011 - por Admin

Acervo do Memorial do Imigrante chega ao Arquivo Público

Compartilhar no Whatsapp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no Linkedin


""No final do ano passado o Arquivo Público do Estado de São Paulo recebeu mais de 3 mil caixas de documentos e processos do acervo do Memorial do Imigrante, que passa por reformas de suas instalações. O recebimento do acervo aconteceu no dia 29 de dezembro de 2010, com a participação de mais de 30 funcionários da instituição. O trabalho de organização foi iniciado no dia 3 de janeiro e prosseguirá nos próximos meses, possibilitando que o público tenha acesso a segmentos do acervo até então indisponíveis à consulta. Em breve, também será disponibilizado no site do Arquivo Público os bancos de dados antes acessados na página do Memorial do Imigrante.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo Arquivo do Estado de São Paulo

O Arquivo Público do Estado de São Paulo recebeu, no final do ano passado, o acervo arquivístico do Memorial do Imigrante, instituição que irá passar por reorganização e reforma de suas instalações até o segundo semestre de 2011. Trata-se da documentação da Hospedaria dos Imigrantes, órgão que funcionou entre 1887 e 1978, atendendo imigrantes recém-chegados ao Estado, todos devidamente registrados em livros e listagens.

Cabe ao Arquivo Público do Estado dar continuidade às ações de higienização, reprodução e identificação da documentação, bem como a prestação dos serviços cartoriais ao público (emissão de certidões e atestados).

Foram transferidas 3.730 caixas, contendo processos e outros itens documentais, além de 92 arquivos de aço com fichas. O Arquivo recebeu ainda 28 mapotecas e 53 caixas contendo álbuns fotográficos, fotos dos núcleos coloniais e dos imigrantes e suas famílias, cartões postais, negativos fotográficos de vidro e álbuns com negativos flexíveis.

O recebimento do acervo aconteceu no dia 29 de dezembro de 2010, com a participação de mais de 30 funcionários da instituição. O trabalho de organização foi iniciado no dia 3 de janeiro e prosseguirá nos próximos meses, possibilitando que o público tenha acesso a segmentos do acervo até então indisponíveis à consulta. Em breve, também será disponibilizado no site do Arquivo Público os bancos de dados antes acessados na página do Memorial do Imigrante.

Emissão de certidões
Uma das atividades exercidas pelo Memorial era a emissão de certidões de chegada de estrangeiros aos seus descendentes que, com a transferência do acervo, passa a ser responsabilidade do Arquivo Público. Informe-se sobre os procedimentos necessários para solicitar sua certidão pelo site: http://www.arquivoestado.sp.gov.br/difusao/memorial.php 

Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Política de Privacidade
Todo o nosso conteúdo pode ser publicado ou reutilizado de forma gratuita, exceto a maioria das fotografias, ilustrações e vídeos.